Dicas de etiqueta para se comportar no ambiente de trabalho, São várias regrinhas de educação que podem ser aplicadas a qualquer ambiente de trabalho e evitam muitos micos.
COMO SE VESTIR:
Cada empresa tem seu código de vestuário. Em alguns lugares não dá nem para entrar no prédio de bermuda, então para começar descubra quais são as normas da empresa para não cometer nenhuma falta. Mesmo assim tem gente que faz feio na hora de se vestir para o trabalho.
Decotes, transparências, lingerie aparente e saias curtas não são para o clima profissional. É melhor chamar atenção e ser admirada pelo seu trabalho e dedicação, não pelas suas curvas.
Os homens também não podem cair no desleixo. Mesmo que sua empresa permita uma roupa casual, dê preferência para calça comprida e cores menos escandalosas. Não precisa ser um entendido de moda, mas procure combinar as peças.
Roupas limpas e passadas.
COMO FALAR:
Brincadeiras podem ser saudáveis, mas tudo tem hora. Não tire a concentração de um colega, por melhor que seja a piada. Mesmo que o clima seja de descontração, o ambiente profissional exige muita seriedade na maior parte do tempo.
Deixe os palavrões e gírias sempre de fora. Nenhuma intimidade ou amizade permitem um vocabulário desrespeitoso.
HORÁRIO:
Seja pontual. Chegue e vá embora na hora certa.
Atrasos atrapalham a sua produção e provavelmente vão atrapalhar a empresa inteira.
Chegar cedo demais ou sair tarde demais também pode ser visto como hora extra não autorizada.
HIGIENE:
Tanto a higiene pessoal quando a do local de trabalho são importantíssimas. Jogar lixo no lixo, não derrubar café na mesa (se derrubar, limpar na hora), não comer à mesa, manter o banheiro do jeito que você encontrou, são atitudes simples que mantém o ambiente limpo e mais harmonioso.
Banho tomado, desodorante, dentes escovados e roupas limpas também são fundamentais. Ninguém gosta de trabalhar ao lado de um fedido.
E se o seu emprego envolve atendimento a clientes é ainda mais importante: barba feita, cabelo penteado, maquiagem. Nós não podemos nos influenciar pela aparência de um cliente, mas o cliente certamente vai reparar na nossa.
PATRIMÔNIO:
Tome o maior cuidado possível com o patrimônio da empresa. Além de ter que pagar pelos danos, você pode ficar com a fama de desastrado ou desleixado.
Cuidado para não esbarrar em plantas, móveis, máquinas. Um pequeno acidente pode causar um grande prejuízo.
Se não sabe como operar algum aparelho, pergunte. Perguntar e aprender não é nenhum pecado, e evita um desconforto maior.
INTERNET:
Deixe para cuidar de sua vida pessoal em casa, ou em intervalos como o horário de almoço. Não deixe que assuntos particulares interfiram na produção do seu trabalho.
TELEFONE:
Não interrompa um colega ao telefone. E caso você entre em uma sala e um colega estiver ao telefone, deixe-a sozinha e volte mais tarde. Ele pode precisar de concentração e privacidade.
CELULAR:
Evite toques muito chamativos ou altos. Se puder deixar no silencioso, melhor ainda.
Durante reuniões, é melhor desligar o aparelho, a menos que você esteja esperando uma ligação realmente importante.
PAQUERA:
Melhor deixar o romance para a balada, ou para o seu círculo de amigos. E caso o cupido acerte uma flechada certeira, deixe o amor na porta quando entrar e pegue de volta na saída.
MUSICA:
Se for permitido, ouça suas músicas preferidas no fone de ouvido. E mantenha o volume em uma altura que só você escute. Nem todo mundo tem o mesmo gosto musical e muita gente não gosta de nenhum estilo durante o expediente porque se desconcentram do trabalho.
O bom senso vai dar o tom do comportamento em cada situação. Educação é sempre o melhor recurso para evitar situações desconfortáveis. Até um simples “Bom dia” ao chegar alivia a tensão sem tirar a seriedade.
Quando possível, almoce com seus colegas, ou encontre com eles fora do ambiente de trabalho. Isso vai facilitar e tranquilizar a comunicação posteriormente.
Lembre-se Boa educação é fundamental e um pouco de diplomacia não faz mal a ninguém!
Seguidores
Postagens populares
-
Dicas de etiqueta para se comportar no ambiente de trabalho, São várias regrinhas de educação que podem ser aplicadas a qualquer ambiente de...
-
Saiba qual a roupa certa para cada ocasião Toda festa de bom tom traz no convite a indicação do traje que se deve usar. Esta é a forma d...
-
Dicas de Etiqueta, Como se Comportar à Mesa, com Katia Albuquerque Como se Comportar à Mesa 1ª parte 2ª parte Breve mais dicas d...
-
Dica de Etiqueta para quem é Visita, se você vai visitar alguém pela primeira vez, não custa levar um pequeno presente. Pode ser uma caixa ...
-
Dica de etiqueta para uso de celular Dicas de etiqueta ao celular Dicas para uso do celular Quando e aonde desligar o celular? Os celul...
-
Perguntas e respostas sobre etiqueta PREGUNTA: Com que antecedência devemos convidar as pessoas para uma festa ou jantar? RESPOSTA: ...
-
Saber como dizer não aos colegas do trabalho, ou até na sua vida social ou pessoal, a palavra não pode significar apenas respeito. Saiba com...
-
Como se comportar na academia. Dicas de etiqueta pata frequentar academias. Procure usar roupas escuras para malhar, pois o suor marcar...
-
Como usar Facebook da maneira correta Dicas de Etiqueta para usar Facebook Etiqueta para usar Facebook Jamais se exponha sem necessidad...